Vesícula Biliar – Dor após a cirurgia da vesícula biliar

O saco como órgão que se encontra no quadrante superior direito do abdômen, por baixo da parte de trás do fígado, é conhecido como vesícula biliar. Ele armazena a bile produzida pelo fígado entre as refeições. Vesícula biliar liberta de uma forma concentrada. A bile é vertida para o intestino através de dutos biliares; quando você come. Bile ajuda a quebrar as gorduras e à digestão.
Entre as doenças da vesícula biliar diferentes, câncer, pólipos, colecistite (inflamação da vesícula biliar) e cálculos biliares são muito comuns. Na maioria das vezes, uma cirurgia para remover vesícula biliar (colecistectomia) é necessária como parte do tratamento de cálculos biliares. O paciente pode sentir alguns efeitos secundários da cirurgia da vesícula biliar. As complicações após a cirurgia da vesícula biliar incluem dor no, lesão torácica, ombro e barriga, inflamação, hemorragia, infecção, perda de apetite, náuseas e, às vezes, diarreia. No entanto, observa-se que, apesar da dor após cirurgia da vesícula biliar, os pacientes geralmente recuperarão a sua condição normal dentro de 2-3 semanas. Os estudos mostram que na maioria das pessoas, a remoção de vesícula biliar não afeta o processo de digestão.

Causas da dor após a remoção cirúrgica da vesícula biliar

• Fraqueza: O sistema digestivo pode ficar ligeiramente mais fraco após a cirurgia da vesícula biliar, levando à perda de apetite ou náusea (pode ser um efeito de anestesia). Menos ingestão de alimentos pode conduzir à fadiga, resultando em nervosismo. Os pacientes precisa seguir uma “dieta pós-remoção da vesícula biliar” desenhado por um médico ou um nutricionista. Ela ajuda a melhorar o seu / sua saúde geral e faz a sua / seu sistema digestivo forte e eficiente. Os órgãos do sistema digestivo aceitam a mudança gradualmente e, em seguida, eles funcionam sem problemas.
  • Posição do Corpo inábil: fadiga excessiva após a cirurgia pode levar à fadiga muscular ou cãibras. Os pacientes, com medo da dor pós-operatória, tendem a dobrar no abdome enquanto está sentado e durante a caminhada. Eles tendem a dobrar os seus ombros também, porque no peito e dor nas costas que constantemente experimentar. Sentem medo de endireitar o corpo. A posição desconfortável do corpo e da pressão devido a dor abdominal pode levar a dor no ombro após a cirurgia.
  • Vazamento Bile: Quando a vesícula biliar é removida, o ducto biliar é cortado para evitar vazamentos biliares e outras complicações. Se esse clipe é mesmo ligeiramente deslocado, bile pode vazar na área abdominal, levando a abdominal e dor lombar após a cirurgia. Não entre em pânico, isso é uma complicação relativamente rara.
  • Corte no Abdômen: dor abdominal após cirurgia de vesícula biliar é um dos principais efeitos colaterais da vesícula biliar cirurgia. Como vesícula está localizado no abdômen e que esteja ligado ao fígado e outras partes do sistema digestivo, a cirurgia pode causar dor no abdómen. Uma grande incisão é necessária, se o médico decida realizar uma ‘cirurgia aberta’. Cirurgia da vesícula biliar por laparoscopia pode exigir várias pequenas incisões no abdômen. A cirurgia laparoscópica promove recuperação rápida e menos dolorosa.
  • Os Vestígios de dióxido de carbono: Durante a cirurgia da vesícula biliar, ar ou dióxido de carbono é bombeado para dentro da cavidade abdominal. Ele é removido mais tarde. Mas a esquerda sobre os traços de dióxido de carbono pode causar dor abdominal ou dor nas costas ou dor do lado direito após a cirurgia. A esquerda mais dióxido de carbono provoca inchaço e desconforto, levando a dor de estômago após a cirurgia.
  • Os efeitos secundários da cirurgia: remoção da vesícula biliar afeta principalmente a função do sistema digestivo (por alguns dias apenas). Os efeitos colaterais da cirurgia incluem dor muscular, devido ao efeito da anestesia, diminuição da secreção de bile, diarreia, obstipação, indigestão, cólicas abdominais, inflamação ou drenagem da ferida cirúrgica, etc. Quase todos os efeitos colaterais levam à dor abdominal.
  • Os espasmos do esfíncter: As cólicas na região abdominal, devido a espasmos do esfíncter da vesícula biliar (um músculo redondo que se encontra na abertura do ducto biliar para o intestino delgado) é bastante comum. Esfincterotomia pode ajudar a aliviar a dor, mas às vezes, a dor é sentida mesmo após esfincterotomia.
  • Problema na digestão das gorduras: Após a cirurgia, as gorduras não podem ser digeridas corretamente. Os doentes devem seguir uma dieta com baixo teor de gordura por alguns dias, ou então pode haver distúrbios do sistema digestivo, como azia, levando a dor no peito após a cirurgia da vesícula biliar.
  • Deslocando de Órgãos: Quando a vesícula biliar é removida, os órgãos vizinhos se deslocaram um pouco para dentro da cavidade abdominal. Isso pode levar a dor nas costas / abdominal após a cirurgia.
  • Infecção: Devido a uma infecção bacteriana após a cirurgia, o paciente pode sentir dor no abdome ou no peito ou mesmo dor nas costas.
  • Possíveis complicações sérias: Embora as chances de complicações durante a cirurgia da vesícula biliar são muito baixas, você não pode ignorar a possibilidade de algumas condições complexas. Por exemplo, hemorragia interna, infecção, lesões ferida, intestino delgado, ducto biliar, duto cístico, vasos sanguíneos, fígado, etc, cálculos biliares equivocadamente empurrados para o ducto biliar comum ou na cavidade abdominal, vazamento de bile para a cavidade abdominal, etc. Todos estes podem causar dor abdominal.

Espero que você tenha encontrado as causas da dor persistente após passar por uma cirurgia da vesícula biliar. Os médicos geralmente prescrevem analgésicos para aliviar a dor. Para recuperação rápida e menos dolorosa, o paciente precisa seguir as instruções do médico, sinceramente. A boa dieta e descanso suficiente promove uma rápida recuperação. Os pacientes podem retornar às atividades normais dentro de uma semana, se for uma cirurgia laparoscópica. A saúde geral e a idade do paciente também determinam o tempo de recuperação. Para a dor que não é aliviada por medicamentos, sangramento, febre persistente, drenagem da incisão, icterícia como sintomas, inchaço abdominal, náuseas, vômitos ou dificuldade para comer / beber, deve contatar imediatamente o cirurgião.

Fonte: http://saude-info.info/